top of page


 

Produção de petróleo no Brasil em abril aumentou 4,2%, diz Petrobras.

Aumento foi resultado da volta de 3 plataformas na Bacia de Campos.
Já a produção de gás natural caiu em relação  março.

 

 

A produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural - LGN) da Petrobras no Brasil atingiu em abril a média de 1 milhão 924 mil barris por dia (bpd), aumento de 4,2%, em relação a março. Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção, no Brasil, foi de 1 milhão 982 mil bpd, informou a companhia nesta sexta-feira (31).

Já a produção total de petróleo mais gás natural nos campos nacionais em abril foi de 2 milhões 316 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), mais 3% em relação ao mês anterior. Com a parcela operada pela Petrobras para empresas parceiras, o volume total produzido foi de 2 milhões 400 mil boepd.

Somado à produção da empresa no exterior, o volume total de óleo mais gás natural em abril foi de 2 milhões 552 mil boepd, em média,  2,6% a mais sobre a produção total de março.
 

Segundo a Petrobras, o aumento da produção foi resultado, principalmente, da volta à operação das plataformas P-09, PCE-1 e P-54, na Bacia de Campos, que estavam em parada programada em março, e do crescimento (ramp-up) do volume produzido pelo FPSO Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, na Bacia de Santos. As paradas programadas mais relevantes em abril ocorreram no FPSO Espírito Santo, no Parque das Conchas, operado pela Shell, e no FPSO Brasil no Campo de Roncador.

A  companhia destacou ainda a contribuição crescente das áreas do pré-sal: em 17 de abril a produção do pré-sal bateu novo recorde, chegando a 311 mil barris de petróleo. Além do recorde diário, a companhia informou que atingiu, no pré-sal, recorde mensal de 293,8 mil bpd.

Recuo na produção de gás natural 
A produção de gás natural - sem liquefeito - dos campos da Petrobras no Brasil alcançou 62 milhões 424 mil metros cúbicos por dia, volume 1 milhão 200 mil metros cúbicos abaixo do realizado em março. A produção total de gás no Brasil, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 66 milhões 543 mil metros cúbicos por dia.

O decréscimo registrado na produção de gás natural decorreu da parada programada para manutenção da Unidade de Produção de Gás Natural Vandemir Ferreira, na Bahia, entre 5 e 25 de abril. Essa unidade processa o gás do campo de Manati, em que a Petrobras tem 35% de participação, diante de 65% dos seus parceiros.

Redução também na produção no exterior
A produção total de petróleo e gás natural no exterior, em abril, foi de 236.323 boepd, correspondendo a uma redução de 1,3% em relação a março. Desse total, foram produzidos 146.771 barris diários de petróleo, com uma diminuição de 0,8% na comparação com o mês anterior.

A produção internacional de gás natural chegou a 15 milhões 215 mil metros cúbicos/dia, 2,1% abaixo do volume produzido em março.  A queda da produção decorreu, principalmente, da diminuição da demanda pelo gás boliviano.

Informação à ANP
A produção total informada à ANP foi de 8.973.004,64 m³ de óleo e 2.107.424,712 mil m³ de gás em abril de 2013. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.

Notícias

bottom of page